Todo Estado de São Paulo vai retroceder temporariamente para fase vermelha, a mais restritiva do Plano SP, durante o Natal e réveillon para conter o avanço do coronavírus. A medida vai vigorar nos dias 25, 26, 27 de dezembro e 1, 2 e 3 de janeiro quando será permitido apenas o funcionamento de serviços essenciais como farmácias, padarias, mercados e transporte, conforme anúncio do Governo de São Paulo feito nesta terça-feira (22).
Nestes seis dias específicos, o atendimento presencial está proibido em shoppings, lojas, concessionárias, escritórios, bares, restaurantes, academias, salões de beleza e estabelecimentos de eventos culturais. Farmácias, mercados, padarias, postos de combustíveis, lavanderias e serviços de hotelaria estão liberados.
“Entendemos a gravidade da situação na área da saúde e compreendemos esta decisão”, declara Edison Maltoni, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio).
Visando a segurança de todos, Maltoni reforça a importância do cumprimento de todos os protocolos sanitários para conter a disseminação do coronavírus como uso de máscara, álcool em gel, aferição de temperatura, distanciamento social e evitar aglomeração. “Mais uma vez ressaltamos que todos os cuidados são essenciais para segurança de toda população diante de um inimigo invisível”, pontua.