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Em 2024, varejo da região de Jundiaí deve crescer 3,5% e atingir maior receita da história | CDL Jundiaí

Estimativas do Sincomercio e da FecomercioSP também são favoráveis para o Natal, com a projeção, em dezembro, de alta de 7,3% no faturamento na Região

Jundiaí, 18 de dezembro de 2024 – As vendas do comércio varejista na região de Jundiaí devem crescer 3,5% em 2024, em comparação com o ano passado, de acordo com as projeções da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio). Se as estimativas, que refletem a performance do setor neste ano, se confirmarem, o faturamento real atingirá a marca de R$ 81,3 bilhões — maior cifra desde o início da série histórica, em 2008.

                 Na visão das entidades, de maneira geral, o desempenho favorável do varejo em 2024 foi motivado, principalmente, pela queda da taxa de desemprego e pela geração de vagas com carteira assinada, o que eleva o contingente de pessoas em condições de consumir, gerando maior injeção de recursos do décimo terceiro salário no fim do ano. Para se ter uma ideia, em âmbito nacional, a taxa de desemprego atingiu 6,2% no trimestre de agosto a outubro, menor patamar desde o início da série histórica (2012) — entre janeiro e outubro, mais de 2,1 milhões de empregos formais foram gerados no Brasil.

[TABELA 1]

Projeções das vendas do varejo na Região de Jundiaí para 2024

Fonte: FecomercioSP

                 De acordo com as projeções, sete das nove atividades analisadas podem registrar crescimento, com destaque para os supermercados, as concessionárias de veículos, as farmácias e perfumarias e as lojas de autopeças e acessórios. Caso as projeções se confirmem, esses segmentos devem alcançar a maior receita da história. Por outro lado, a previsão é de que as atividades de eletrodomésticos, eletrônicos e lojas de departamentos e das lojas de vestuário, tecidos e calçados apresentem desempenho negativo em 2024.

CENÁRIO OTIMISTA TAMBÉM PARA O NATAL

                 Para dezembro, mês do Natal, o Sincomercio e a FecomercioSP projetam um aumento de 7,3% nas vendas da região de Jundiaí. Em números absolutos, o faturamento deve atingir a marca de R$ 7,7 bilhões — maior cifra mensal desde 2008, impulsionada pelos supermercados e pelas farmácias e perfumarias.

                 A Região de Jundiaí compreende o recorte regional da Secretaria da Fazenda do Estado de SP, a DRT 16 – Delegacia Tributária Regional composta pelos municípios de: Águas de Lindóia, Amparo, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Bragança Paulista, Campo Limpo Paulista, Conchal, Itapira, Itatiba, Itupeva, Jaguariúna, Jarinu, Joanópolis, Jundiaí, Lindóia, Louveira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Monte Alegre do Sul, Morungaba, Nazaré Paulista, Pedra Bela, Pedreira, Espírito Santo do Pinhal, Pinhalzinho, Piracaia, Santo Antônio do Jardim, Santo Antônio da Posse, Serra Negra, Socorro, Várzea Paulista, Vinhedo, Estiva Gerbi, Holambra, Tuiuti e Vargem.

                 É sempre importante lembrar que faturamento é diferente de lucro. Nesse sentido, muitos empresários seguem trabalhando com margens apertadas para não perder clientes. Assim, apesar de manter uma visão otimista para este fim de ano, o Sincomercio e a FecomercioSP recomendam, cautela na formação dos estoques, nas contratações e na realização de novos investimentos considerando as incertezas no cenário econômico.

                 A inflação permanece acima do teto da meta estabelecida pelo Banco Central, pressionando o poder de compra das famílias e obrigando o órgão a intensificar o ritmo de elevação da taxa Selic — que, agora, está em 12,25%. Isso significa crédito mais caro para consumidores e empresas. Além disso, as incertezas quanto à política fiscal e ao corte de gastos do governo geram turbulências no mercado, dificultando o planejamento. Nesse contexto, é importante que os empresários priorizem o reforço do caixa e se preparem para um cenário desafiador em 2025.