A expectativa de vendas no comércio para o Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, é positiva na avaliação de Edison Maltoni, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL) e do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) de Jundiaí e Região.
Para estimular as vendas, Maltoni afirma que a CDL e o Sincomercio orientam os lojistas a utilizarem ferramentas gratuitas como o Classificados Jundiaí (www.classificados jundiai.com.br), desenvolvido pelo Instituto de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (IIDetec). “A internet é uma importante ferramenta de vendas que veio para ficar. Entre as vantagens do Classificados Jundiaí é que o próprio empresário pode disponibilizar seus produtos no site e fazer negócios diretamente com o consumidor”, destaca Maltoni.
Ele complementa ainda que outra possibilidade para o Dia das Crianças é investir em ofertas no Vale Mais Jundiaí (www.valemaisjundiai.cobr), site que reúne descontos dos mais diversos segmentos: pet shops, restaurantes, hotéis, serviços, produtos, beleza, saúde.
“O investimento em promoções, facilidades de pagamento, kits de presentes, parcerias, apostar em vitrines com decoração especial e ações criativas para atrair a atenção dos filhos e dos pais estão entre as ações apontadas pelas entidades para estimular as vendas. Investir em estratégias de marketing nas redes sociais também são essenciais para atrair os consumidores”, observa.
Para presentear o público em geral, a CDL e o Sincomercio desenvolveram uma ação que premiou os participantes com 100 caricaturas de crianças feitas pelo especialista Toquinho. “A iniciativa foi um sucesso, com ótima repercussão. É uma forma de presentear a criança com algo criativo, especial e muito personalizado”, diz.
Pesquisa
Pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pela Offer Wise em todas as capitais brasileiras revelou que 72% dos consumidores planejam ir às compras no Dia das Crianças. Conforme o levantamento, os produtos mais visados neste Dia das Crianças serão as roupas e calçados (38%), bonecos/bonecas (33%) e os jogos de tabuleiro/educativos (28%).
Tendo em vista a quantidade de itens que devem ser comprados, três em cada dez entrevistados vão adquirir dois presentes (31%), enquanto 27% pretendem comprar somente um presente, e 18%, três presentes. Em média, os consumidores vão adquirir 2,3 presentes. “Uma das vantagens do Dia das Crianças para os comerciantes é que a data poderá reverter na venda de presentes por parte não só dos pais, mas também como dos avós, tios, padrinhos, entre outros”, observa Maltoni.
Na opinião dos entrevistados, os fatores que mais pesam na hora de escolher onde realizar as compras do Dia das Crianças são o preço (52%), as promoções e descontos (41%), a qualidade (31%) e os procedimentos de segurança com relação ao coronavírus (26%).