Para chamar a atenção do consumidor e estimular os negócios, o Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí (Sincomercio) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) recomendam que os lojistas ofereçam descontos efetivos e progressivos na segunda edição da Semana do Brasil, que ocorrerá entre os dias 3 e 13 de setembro.
Edison Maltoni, presidente das entidades que representam mais de 14 mil CNPJs, observa que como os consumidores estão cada vez mais conectados à internet e atentos aos preços oferecidos no mercado. “Desta forma, nossa orientação é promover descontos progressivos para estimular a compra de mais de um produto – como o segundo com 20%, o terceiro com 30% e assim por diante”, exemplifica.
Segundo ele, também é recomendável disponibilizar formas de pagamentos facilitadas, como transferência por aplicativo com um desconto a mais, entrega em domicílio para clientes que residam relativamente próximo ao estabelecimento, entre outros benefícios.
“Outra possibilidade para empresários que efetuarem vendas satisfatórias durante o evento é a de reduzir o estoque remanescente e abrir espaço para a renovação desse estoque para as compras de fim de ano. É importante planejar o quanto antes a programação de vendas, a comunicação, a precificação, etc., sem esquecer das promoções da Black Friday, em novembro, e do Natal, que ainda estão para acontecer”, orienta Maltoni.
Balanço
A primeira edição da Semana Brasil, em 2019, registrou alta de 5,5% nas vendas do comércio no Estado de São Paulo no mês de setembro, segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo. (FecomercioSP)
O segmento de eletrodoméstico, eletrônicos e lojas de departamentos apontou elevação de 12,4%, em comparação ao mesmo período de 2018; e crescimento de 3,5% em relação ao mês anterior. O comércio eletrônico seguiu a mesma linha e registrou aumento de 30% nas vendas em setembro de 2019.