Dia dos Pais: comércio de Jundiaí tem horário especial e atrações na Praça do Coreto neste sábado (12) | CDL Jundiaí

Data deve movimentar R$ 27 bi; 76% dos consumidores desejam pagar o presente à vista; itens de vestuário lideram o ranking de presente

Jundiaí, 09 de agosto de 2023 -O Dia dos Pais, celebrado no domingo (13/08), deve movimentar R$ 27 bilhões no comércio. Para impulsionar as vendas e atrair os consumidores, as lojas do Centro e dos bairros atenderão até as 18h neste sábado (12). Na Praça Marechal Floriano Peixoto (Praça do Coreto), a Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL) e o Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio), promoverão os passeios gratuitos no trenzinho Expresso da Alegria e atração cultural com apoio do Sesc Jundiaí.

Os embarques para os passeios gratuitos no trenzinho Expresso da Alegria na companhia do casal Mickey e Minnie serão das 10 às 14h, na Praça do Coreto. Já das 12 às 13h acontecerá a ‘Intervenção Matula’, um cortejo de palhaças da Cia. TD Artes, com apoio cultural do Sesc Jundiaí.

Conforme está garantido pela cláusula quadragésima oitava da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), na sexta-feira (11/08), antevéspera do Dia dos Pais, as lojas que tiverem interesse podem atender até as 22h.

Dia dos Pais

O valor médio dos gastos como presentes para o Dia dos Pais será de R$ 245 e 76% dos consumidores pretendem pagar à vista, principalmente no PIX (30%), conforme pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas.

Mais procurados

Roupas correspondem à maior parte das intenções de compra para a data (52%), seguidas de perfumes e cosméticos (34%), calçados (34%) e acessórios (24%), como meias, cinto, óculos, carteira e relógio. Quando se trata dos fatores que influenciam no local de compra: 50% destacam o preço, 39% as promoções e descontos, 39% a qualidade dos produtos e 33% o frete grátis. O principal local de comemoração da data será na própria casa (34%), seguido pela casa do pai (33%) e 10% pretendem almoçar fora.

Locais de compra

A maioria dos entrevistados (74%) pretende realizar suas compras nos canais físicos, principalmente em shoppings centers (31%), nos shoppings populares (17%) e lojas de departamento (16%). Mas 39% pretendem realizar as compras pela internet, sobretudo em sites (73%), aplicativos (70%) e Instagram (22%).

Pesquisa de preços

Oito em cada dez consumidores (76%) pretendem pesquisar preços para economizar antes de fazer as compras do Dia dos Pais, sendo que a maioria utilizará sites (72%), shopping (41%) e redes sociais (38%).

“O Dia dos Pais é a primeira data comemorativa do segundo semestre. Os dados da pesquisa nacional reforçam a importância dos lojistas destacarem os produtos para esta data em suas vitrines, montar kits de presentes, divulgar suas ofertas em redes sociais e aplicativos como WhatsApp para atrair os consumidores e diversificar as formas de pagamento. Os setores de gastronomia e hotelaria também devem se beneficiar com a data. Nossa expectativa é que tanto as comemorações quanto os presentes tragam uma movimentação importante para o comércio”, afirma Edison Maltoni, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí e do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio).