Natal: Data já movimenta o comércio de Jundiaí e estimativa é que vendas devem injetar R$ 74,6 bilhões na economia | CDL Jundiaí

Jundiaí, 07 de dezembro de 2023 – Principal data comemorativa do ano, o Natal já movimenta o comércio em todo país e deve levar mais de 132,9 milhões de consumidores às compras. A estimativa é que as vendas devem movimentar R$ 74,6 bilhões na economia. Presentes devem custar em média R$ 138 e roupas, perfumes/cosméticos, calçados e brinquedos lideram o ranking.

Os dados são da pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. Conforme o levantamento, 76% dos consumidores pretendem realizar compras nos canais físicos, principalmente nas lojas de departamento (38%) e em shopping center (31%). Enquanto 50% pretendem fazer compras pela internet, que representam 81,4 milhões de consumidores.

Filhos (60%), a mãe (48%), o cônjuge (44%) e o irmão(a) (28%) estão entre os  principais presenteados. Além disso, 64% pretendem comprar presentes para si mesmo neste Natal. Em média, os consumidores pretendem comprar 4 presentes no Natal para dar a terceiros e o ticket médio será de R$ 138. Com isto, estima-se movimentar na economia aproximadamente R$ 74,6 bilhões em vendas.

O estudo aponta que os produtos mais procurados para presentear neste Natal serão: roupas (60%), perfumes/cosméticos (37%), calçados (36%), brinquedos (33%) e acessórios (21%).

Sobre as formas de pagamento dos consumidores, as principais serão: PIX (47%), cartão de crédito parcelado (44%), dinheiro (34%) e cartão de débito (31%).

“O brasileiro tem a tradição de comemorar e comprar presentes nesta época. O levantamento nacional traça um panorama geral do comportamento do consumidor. Dessa forma, os lojistas podem se organizar quanto as sugestões de produtos para destacar nas vitrines, montar kits de presentes, apostar em promoções e na  diversidade de formas de pagamento. Nossa expectativa de vendas é muito positiva. Estimamos um aumento de até 12% em relação ao ano passado”, pontua Edison Maltoni, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

Atrações na Praça Rui Barbosa

Para levar a magia do Natal às ruas e oferecer entretenimento aos consumidores, lojistas e trabalhadores do comércio, durante o mês de dezembro o Sincomercio e a CDL promovem atrações diversas na Praça Rui Barbosa, no Centro de Jundiaí. Neste período, as lojas do Centro e dos bairros poderão funcionar das 9h às 22h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 18h, aos finais de semana.

A programação de Natal do Sincomercio e da CDL inclui a Casa do Papai Noel, os passeios gratuitos no trenzinho ‘Expresso Natalino’ na companhia da Trupe do Natal e atrações culturais com apoio do Sesc Jundiaí.

O embarque do Expresso Natalino acontece na Praça Rui Barbosa até o dia 23 de dezembro. (*exceto dias 11, 20 e 21/12). Os horários são de segunda a sexta, das 18 às 20h, e aos sábados e domingos, das 10 às 14h (com intervalo das 12h30 às 13h30).

O Expresso Natalino também circulará com a Trupe de Natal pelos bairros de Jundiaí como Eloy Chaves, Ponte São João, Vila Arens, Vila Rio Branco e Vila Hortolândia. A programação completa está disponível nos sites www.sincomerciojundiai.com.br e www.cdljundiai.com.br e redes sociais das entidades @sincomerciojundiaieregiao e @cdljundiai

Circuito Gastronômico e Parada Natalina

O Sincomercio e a CDL também coordenam  o Circuito Gastronômico com food trucks distribuídos em pontos na região central como Praça Rui Barbosa e ruas Senador Fonseca e Rosário.  Já no dia 20/12, será realizada a tradicional Parada Natalina pelas ruas do Centro com atrações diversas como o desfile do icônico Papai Noel e suas Noeletes acompanhados por diversos personagens infantis que integram a Trupe de Natal e  passagem do trenzinho Expresso Natalino.

O desfile natalino será embalado pelas canções da Banda Marcial Bamalo composta por jovens e que também se destaca por suas coreografias. Outras atrações da Parada Natalina são um cortejo circense com apoio cultural do Sesc Jundiaí, desfile de integrantes de motoclube e associação de carros antigos e muito mais.

Serviço:

Passeios no Expresso Natalino com a Trupe de Natal

Data: Até 23 de dezembro (*exceto dias 11, 20 e 21/12)

Horário: De segunda a sexta, das 18 às 20h/Sábados e domingos das 10 às 14h

Embarque: Praça Rui Barbosa – Centro de Jundiaí