Regressão para Fase Vermelha é crítica para atividades comerciais | CDL Jundiaí

Jundiaí, 03 de março de 2021 – O Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL) compreendem a preocupação com o quase colapso do sistema de saúde e a consequente decretação de Fase Vermelha em todo Estado de São Paulo.

A medida mais restritiva do Plano São Paulo passa a valer na primeira hora do próximo sábado (6) e vai até o dia 19/03, com funcionamento apenas de setores considerados essenciais da economia como indústrias, escolas, bancos, lotéricas, serviços de saúde e de segurança públicos e privados, construção civil, farmácias, mercados, padarias, lojas de conveniência, feiras livres, bancas de jornal, postos de combustíveis, lavanderias, hotelaria e transporte público ou por aplicativo, entre outros, de acordo com o Plano SP (https://www.saopaulo.sp.gov.br/planosp/).
Já os comércios e serviços não essenciais só podem atender em esquema de retirada na porta, drive-thru e pedidos por telefone ou internet. Academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, shoppings, lojas de rua, concessionárias, escritórios e parques deverão ficar totalmente fechados ao público.

Como entidades representativas do comércio, o Sincomercio e a CDL orientam os empresários a cumprirem as determinações restritivas para que as atividades econômicas possam ser retomadas o mais breve possível. Também reforçam que é fundamental que a população mantenha o atendimento às regras sanitárias, como o uso de máscara, higienização frequente das mãos, uso de álcool em gel, bem como o distanciamento social.

“Infelizmente essa situação é muito crítica e irá piorar o cenário para os empresários da cidade que estão sendo prejudicados há meses com as restrições de funcionamento. Além dos prejuízos nos negócios, também podem ter consequências desastrosas para o mercado de trabalho e, consequentemente para a economia da cidade. Neste momento, como os estabelecimentos não poderão receber o público, nossa orientação é para que os comerciantes busquem vender por outros canais, como WhatsApp, e-commerce, e fazer a entrega por meio do drive thru ou por delivery”, reitera Edison Maltoni, presidente do Sincomercio e da CDL Jundiaí.

No entanto, assim como ocorreu anteriormente, quando o comércio não pôde abrir as portas, o Sincomercio e a CDL seguirão lutando em defesa dos empresários. “Pleitearemos por ações concretas junto às esferas municipal, estadual e federal em mais um momento complicado para a economia e manutenção de vidas. Também reforçamos a importância empresários para buscarem apoio nos programas dos governos federal e estadual para auxiliar em seus negócios”, declara Maltoni.